domingo, 8 de setembro de 2013

Você sabe o que é a Liturgia das Horas?


A Liturgia das Horas (também chamada Ofício Divino) é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica.
A palavra ofício vem do latim "opus" que significa "obra". É o momento de parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus.
Consiste basicamente na oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens.
A hora das LAUDES é a primeira oração do dia.
A Hora MÉDIA pode ser celebrada às 9h00 (chamada de "Terça"), às 12h00 ("Sexta") e/ou às 15h00 ("Noa" ou "Nona"). Nessa hora, agradece-se pela manhã que está sendo vivida e pelos trabalhos que nela estão sendo realizados (9h00); agradece-se pela manhã que passou e pelo almoço, além de agradecer pela tarde que vai começar (12h00); agradece-se pela tarde que está sendo vivida e pelo trabalhos que nela estão sendo realizados (15h00).
As VÉSPERAS são as orações do fim da tarde,normalmente às 18h00, podendo ser celebrada já no poente como no começo imediato da noite. Da mesma maneira como nas Laudes, as Vésperas agradecem ao Senhor, por sua vez e momento, o fim do dia e dos trabalhos.
A hora das COMPLETAS é rezada à noite, à preparação para dormir. É tomada como a última oração do dia. 

VOCÊ SABIA?
 Pode-se rezar  a Liturgia das Horas acompanhando o site http://www.liturgiadashoras.org   ou mesmo baixando o iLiturgia App Store ou  Católico Orante nos seu smartphone, iphone ou tablet.





6 comentários:

  1. Olá,
    Acabei de visitar o vosso Blog e gostei muito do que vi.
    Todos os meios servem para evangelizar e o próprio Papa Emérito Bento XVI pediu que se usasse todos os meios, mesmo os virtuais para se evangelizar.
    É um dever nosso como católicos fazê-lo neste mundo que cada vez mais está dificil e caminha para o abismo.
    Estão no bom caminho, continuem.
    Virei visitar-vos mais vezes.
    Acabei de adicionar o vosso Blog á minha lista de Blogs.
    Abraço em Cristo
    Hélder

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sei sim e a oro pois sou oblata do Mosteiro beneditino...
    Lindo post explicativo!!!
    Bjs fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá maria da fé, vim conhecer seu blog e agradecer pela visita. Como vc mesma disse em seu comentário no meu blog. é muito gratificante podermos contar com a internet para propagar a palavra de Deus. Aliás ,no meu último texto, postei um encontro sobre "evangelização e os vários meios a serem explorados para aqueles que sentirem essa necessidade de evangelizar. Bjs. Obrigada pela visita. Voltarei sempre. E vou me cadatrar como seguidora. Abcs.

    ResponderExcluir
  4. meu site de evangelização é http://kantinhodafe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...