domingo, 12 de janeiro de 2014

Batismo do Senhor


Hoje a Igreja Católica celebra o Batismo de Jesus Cristo, veja o Anúncio do Evangelho (Mt 3,13-17).
Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.


Mas o que é  Batismo?
Batizar significa "imergir" na água. Quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como "criatura nova". É chamado também de "banho de regeneração e renovação de Espírito Santo" e de "iluminação" porque o batizado se torna "filho da luz". O Batismo é o sacramento da fé, que não é isolada, isto é, cada batizado só pode crer dentro da Igreja.

Quando a criança nasce e é registrada no cartório, ela se torna um cidadão do país em que nasceu. O Batismo nos torna cidadãos do céu, mas não um cidadão isolado. Se somos batizados, fazemos parte da Igreja, que é o corpo místico de Cristo. Através do Batismo, portanto, nós nos tornamos filhos de Deus e somos obrigados a professar diante dos homens a fé que, pela Igreja, recebemos de Deus e a participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...