terça-feira, 5 de agosto de 2014

Sabedoria no USO da palavra!


Leia  a passagem bíblica retirada de Tiago 3:3-9:

3 Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo.
4 Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta!
6 Também a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.
7 Todas as espécies de feras selvagens, de aves, de répteis e de peixes do mar se domam e têm sido domadas pela espécie humana.
 8 A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero.
 9 Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

Ao lermos esta passagem bíblica entendemos que  ao falar e emitir a nossa opinião podemos ferir as pessoas; ocasionando uma ferida profunda, mais grave que um corte no corpo físico,  uma verdadeira ferida na alma. Um corte que faz mal a saúde física e mental. É imprescindível que tenhamos cuidado com o que falamos, com as perigosas intrigas, com as palavras jogadas ao vento, com as fofocas. Nada pode ser tão cruel que acusar sem provas, que jurar usando o nome do nosso Pai, que se preocupar com a vida alheia, que usar a língua para o maldizer. Estejamos sempre alerta e atentos com o uso da palavra. Que utilizemos da sabedoria e do equilíbrio. Não em sua combinação sintática e meramente gramatical, mas cuidado com as informações que estão sendo veiculados, que elas sejam bem fundamentadas, que sejam a expressão de sonhos, desejos, sentimentos que buscam expressar o momento que vivenciamos. Que tiremos das situações mais alegres e tristes o uso da palavra de forma consciente. Afinal a palavra tem poder.


#Fala #Língua #Sabedoria #Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...